Um post para iniciar a página, na tentativa de criar algo relevante vou exibir algumas imagens das alterações que fiz e em outro posts devo mostrar como fiz cada uma delas.
A primeira coisa que me chamou a atenção ao entrar a primeira vez foi que no shell parecia diferente, e era mesmo. O padrão é ksh
, que eu nunca havia usado antes. Usei por muito tempo o bash
que é o padrão na maioria das distribuições Linux. Tem pouco tempo que migrei para o zsh
, tem uns 2 anos no máximo.
Assim que se parece a tela quando loga no servidor da SDF:
Senti falta de alguns comandos, mas de forma geral, como é UNIX-like não tive muitos problemas. Só achei que é muito estóico, me lembra o terminal que usava quando comecei com o Linux, apenas um pouco mais familiar pelo uso que acumulei durante os anos, mas aparência é realmente pobre.
Como não tenho permissão para instalar com o sudo, algumas opções que uso no meu computador estavam fora de alcance. Então verifiquei que poderia trocar o shell, troquei para o zsh
e já foi uma mudança significativa, mas ainda queria melhorar a aparência.
A maneira mais simples foi colocar o oh-my-zsh
e escolher um tema que gosto, ficou assim:
A partir daí comecei incluir outras ‘funcionalidades’, como é o caso do exa
para substituir o comando ls
. Ficou assim:
Nesse comando listei o conteúdo da pasta em formato de árvore com exibição de mais um nível além do diretório atual. Se quiser conhecer um pouco mais veja o exa.
Em outro post devo mostrar como fiz algumas dessas alterações, pode servir para alguém personalizar seu ambiente em algum servidor remoto onde as permissões sejam limitadas.