Existe um comando de ajuda muito útil referenciado assim que o login se completa com sucesso, não por acaso, basta digitar help
para acessá-lo.
Diferentemente de um comando de ajuda para um programa, que normalmente exibe as opções que o programa tem e como utilizar, esse comando entra em um menu interativo com opções para qual tópico de ajuda o usuário pode estar procurando.
A tela apresenta as opções e basta digitar a letra correspondente para ver o conteúdo para a opção escolhida, como por exemplo a opção Directory and Files Utilities na imagem abaixo:
Algumas vezes o texto foi bastante útil e consegui fazer o que estava procurando, mas outras não era tão claro ou ao seguir o texto não cheguei ao resultado esperado. Mas é bastante útil ter algo assim para quem chega em um sistema novo (novo para mim) e não faz ideia de como seguir.
Esse foi o caso do comando para mudar de shell, que pede nova autenticação e achei que após realizar as ações com sucesso o shell atual mudaria ou que seria o caso em um novo login. Bem, não foi o que aconteceu, meu shell padrão continua o mesmo, ksh
, mesmo após novo login e apesar de ter encontrado exemplos de arquivos de configuração para alterar isso, também não tive sorte.
Mas o comando zsh
efetivamente muda para o novo shell e assim que troquei fiz minhas configurações iniciais e prossegui a partir daí.
O zsh
é um pouco diferene do bash
em termos de preferências de usuário. Assim que usa pela primeira vez ele apresenta uma tela onde várias configurações são feitas, quem já utilizou sabe.
Se você nunca utilizou o zsh
, recomendo que faça o teste, as questões são apresentadas apenas na primeira vez, ou até que as questões sejam respondidas. É possível informar que não quer configurar e não quer ver as opções novamente, mas não vejo como vantagem em nenhum cenário de uso futuro da ferramenta.
No primeiro post eu já comecei mostrando diversas coisas que fiz e alterei, mas acho que ficaria complicado colocar tudo de uma vez, então vou falar um pouco sobre cada coisa.